Você sabia que é preciso ter cuidados especiais para lavar calcinha? Não é para menos, afinal, a peça costuma ser mais delicada que roupas tradicionais e ela fica em contato com a região íntima.
No entanto, essa não é uma tarefa complicada! Existem sete passos fundamentais para garantir que suas calcinhas permaneçam em boas condições por mais tempo e com uso seguro. A seguir, você descobre quais são e confere como lavar calcinha corretamente!
-
Evite lavar calcinha no banho
Lavar calcinha no banho pode ser prático, mas não é a solução mais segura. Usar shampoo ou sabonete corporal não é suficiente para higienizar completamente o tecido. Além disso, pendurar a peça no box do banheiro, que é um ambiente úmido e pouco iluminado, pode favorecer a proliferação de bactérias e fungos.
Se sua rotina for corrida e quiser aproveitar o momento do banho para lavar a calcinha, use um sabão específico para esse fim. Após a lavagem e enxágue, deixe a peça secar naturalmente no varal da lavanderia ou área de serviço e não no banheiro.
-
Separe as calcinhas de outras roupas
É fundamental não misturar calcinhas com outras peças de roupa durante a lavagem. Misturar lingerie com blusas, calças e casacos pode aumentar o risco de contaminação por bactérias que estejam nessas peças.
Lavando as calcinhas separadamente de outras roupas, você protege sua saúde íntima e minimiza o risco de infecções cruzadas. Portanto, lave roupa íntima somente com peças similares!
-
Escolha o sabão adequado
Para reduzir o risco de alergias de contato, o ideal é usar sabão neutro. Produtos com propriedades bactericidas específicos para roupas íntimas também são recomendados.
Está na dúvida se pode usar algum produto específico para lavagem? Sempre verifique a etiqueta da roupa íntima, que costuma trazer informações sobre uso seguro de produtos e técnicas de lavagem.
-
Prefira lavar calcinha à mão
Calcinhas delicadas, especialmente as que possuem renda e tule, devem ser lavadas manualmente para preservar sua integridade. Se a sua rotina for muito corrida, use o ciclo para roupas delicadas da máquina de lavar, sem amaciante ou alvejante. O amaciante pode causar alergias e o alvejante pode desbotar as cores intensas.
Se optar pela lavagem em máquina, há uma dica importante: coloque as calcinhas, principalmente as mais delicadas, em sacos de lavagem. Assim, é possível oferecer uma proteção extra à peça, minimizando o risco de danos.
-
Seque a peça corretamente
A secagem correta da calcinha é um ponto muito importante. Sempre que possível, evite secadoras e pendure as calcinhas no varal, permitindo que sequem naturalmente. É importante que as peças estejam completamente secas antes de serem guardadas, para evitar umidade e mofo.
-
Não use ferro de passar
Passar calcinhas a ferro pode danificar tecidos delicados, como rendas. Seguindo corretamente as etapas de lavagem, o uso do ferro é desnecessário. Apenas seque bem e guarde as peças.
-
Confira a etiqueta da calcinha
A etiqueta da calcinha contém informações valiosas sobre como cuidar da peça. Ela indica a temperatura máxima da água (normalmente 30ºC), a necessidade de usar sabão neutro, a não utilização de alvejantes e amaciantes, as recomendações de secagem, entre outros detalhes.
Essas instruções são essenciais para manter a lingerie em bom estado. Portanto, não deixe de verificá-las antes de iniciar a lavagem, principalmente quando for fazer esse processo pela primeira vez.
Seguir essas dicas prolonga a vida útil de suas calcinhas e ajuda a manter sua saúde íntima em perfeito estado. Ah, você também pode seguir essas dicas para lavar sutiãs! Legal, não é mesmo?
Aproveite para conferir também todos os segredos para lavar roupa de bebês corretamente, protegendo a saúde dos pequenos!