Seu bichinho de estimação anda muito parado? Talvez seja a hora de trazer alguns brinquedos caseiros para gatos e movimentar a rotina dele. Afinal, alguns animais precisam de um pouco mais de estímulo no ambiente para se sentirem bem e expressarem seus comportamentos naturais.
Porém, uma parte dos brinquedos pode custar caro e sair do seu orçamento. Então, preparamos algumas ideias criativas de brinquedos seguros para fazer a alegria do seu pet. Aproveite para conferir quais são e melhorar o bem-estar do seu melhor amigo de quatro patas.
Por que fazer brinquedos caseiros para gatos?
De acordo com a sua biologia, os animais possuem comportamentos naturais que precisam expressar ao longo da vida. Quando não conseguem, podem ficar estressados, apáticos ou até mesmo adoecer. Por isso, o uso de brinquedos caseiros para gatos pode trazer diversos tipos de benefícios, como:
- Estimulam a exploração do ambiente
- Promovem comportamentos naturais dos gatos (caçar, correr, arranhar)
- Aumentam a interação com você
- Melhoram o bem-estar geral do seu gatinho
- Previnem comportamentos agressivos
- Reduzem a ansiedade
E essas são apenas algumas vantagens de trazer brinquedos caseiros para gatos (ou os comprados em lojas). O mais importante aqui é promover atividades e exercícios saudáveis, que desenvolvam as habilidades do seu melhor amigo, sem exagerar na quantidade de ação.
Leia mais: Segredos revelados: 5 maneiras de manter seu sofá livre de pelos dos pets!
Ideias de brinquedos caseiros para gatos
Se você estiver sem ideias na hora de criar alguns brinquedos caseiros para gatos, não se preocupe. Eles são mais simples e acessíveis do que você pode imaginar. Para te provar, deixamos algumas opções para você começar agora a trazer mais diversão para seus peludos.
1.Arranhadores caseiros
Os arranhadores são o tipo mais comum de brinquedos caseiros para gatos. Como as unhas deles estão sempre crescendo, os bichinhos sentem a necessidade de afiar (e isso pode acontecer no seu sofá, cadeiras e em outros móveis da casa).
Por isso, criar um arranhador caseiro ajuda não somente o seu pet, mas também evita que ele destrua coisas dentro de casa. Fazer um é super simples: basta ter um cano de PVC e um rolo de sisal; em seguida, enrole o sisal bem apertado ao redor de todo o cano, sem deixar nenhuma parte aparecendo.
Por fim, você precisa amarrar as pontas e deixar o brinquedo em pé (se ficar deitado, o gato pode não se interessar). Assim, é possível colocar sobre uma base de madeira ou até mesmo prender na parede, lembrando sempre de cobrir as extremidades do cano para evitar que seu gato se machuque.
2.Caixas de papelão – brinquedos caseiros para gatos
Se você tem um gato em casa, com certeza já percebeu o quanto eles ficam encantados com caixas de papelão. Os estudos na área ainda não são conclusivos sobre o motivo, mas grande parte dos especialistas acredita que o local mais apertado funciona como um refúgio seguro para seu melhor amigo expressar os comportamentos.
Por isso, eles acabam brincando, dormindo e até mesmo se escondendo quando estão com medo. Então, a melhor forma de explorar esse amor pelas caixas é tornando o objeto um dos brinquedos caseiros para gatos, não é mesmo?
Assim, você pode fazer furos na caixinha para que o seu gatinho possa colocar as patinhas ou pendurar coisas do lado de fora para ele caçar. O importante é que ele permaneça dentro da caixa e tenha espaço suficiente para se mover, se esconder e principalmente se divertir muito enquanto estiver dentro dela.
3.Varinhas para brincar
Outra coisa que gatos amam: correr atrás de coisas. Isso mesmo, eles adoram caçar objetos que se mexem, insetos e até mesmo a sua mão, em alguns casos. Por isso, um tipo de brinquedo caseiro que eles amam são as varinhas com objetos na ponta.
Para fazer uma, você precisa de barbante, uma varinha de madeira e um objeto para amarrar na ponta (pode ser qualquer coisa que ele não consiga arrancar e engolir). Assim, basta amarrar a varinha e o objeto com o barbante, bem firme para não soltar e pronto, a diversão está garantida por horas.
4.Móbile de brinquedos caseiros para gatos
Ainda, mais uma opção boa e barata é criar um móbile com brinquedos para seu gato. Assim, ele consegue brincar sozinho quando você não estiver disponível. A opção mais interessante é usar uma caixa de papelão para pendurar tampinhas de garrafa com barbantes.
Assim, basta fazer um furo na caixa e passar o barbante, dando um nó na ponta para segurar. Você também precisará furar a tampinha e fazer o mesmo procedimento. Quanto mais tampinhas, mais barulhos elas farão, e mais o seu gato poderá se sentir atraído para brincar.
Leia também: Alerta vermelho! 5 sinais de que seu pet está doente: aprenda a identificá-los
5.Bolinhas
Outra opção divertida e simples de brinquedos caseiros para gatos são as bolinhas. Eles adoram quase tudo que se mexe, pois ativa o comportamento natural de caçada desses peludos. Por isso, você pode criar bolinhas de papel, pano ou outros materiais e deixar que ele se divirta, mas sempre observando alguns cuidados.
Por exemplo, você precisa garantir que o tamanho da bolinha seja maior que a abertura da boca do seu pet, para evitar que ele engula ou engasgue. Além disso, é importante verificar se nenhum material irá se soltar, para que ele não corra o risco de comer objetos que farão mal posteriormente.
Então, sempre adapte o tamanho das bolinhas para o tamanho do seu gato. Se ele crescer, pode ser que as que antes não ofereciam risco passem a oferecer. Por fim, tenha sempre em mente que os materiais que utilizou não apresentam compostos tóxicos (como o jornal, que pode ter elementos tóxicos na composição).
Como criar outros tipos de brincadeiras para pets?
Além de aprender como fazer brinquedos caseiros para gatos, você pode estimular seus pets a brincarem de outras formas. O mais importante é criar um enriquecimento divertido e que faça com que ele explore o ambiente e se distraia de maneira saudável, confira algumas opções:
- Enriquecimentos alimentares, fracionando a comida;
- Petiscos e guloseimas próprias para animais;
- Adestramento e treinamento;
- Prateleiras e redes suspensas;
- Socialização com outros animais (de forma segura, e somente para gatos que gostem desse tipo de interação, nunca forçando ou deixando seu pet sem supervisão);
- Tempo de qualidade e muito carinho.
São várias as opções de enriquecimento ambiental que você pode promover para seu melhor amigo e tornar a rotina dele muito mais saudável. Ainda, a internet está repleta de opções incríveis de brinquedos, comedouros e atividades que podem trazer ainda mais confiança, autoestima e expressão de comportamentos naturais.
Se você gostou dessas ideias caseiras para brincar com seu pet, aproveite para conferir mais dicas incríveis entre nossos conteúdos. Todos os dias, deixamos vários posts úteis para te ajudar a otimizar sua casa, sua rotina e até mesmo a dos seus melhores amigos de quatro patas, aproveite.