A air fryer é um equipamento que facilita o preparo de alimentos no dia a dia. Por exemplo, com ela você consegue fritar batata de maneira simples e prática, sem deixar a casa cheirando a gordura e sem sujar toda a cozinha.
Embora seja uma poderosa aliada no dia a dia, não dá para fazer tudo com a air fryer, pois esse eletrodoméstico tem algumas limitações. Mas, afinal, quais são as coisas que você não pode fazer com a air fryer? A seguir, apresentamos algumas das principais. Continue a leitura para conferir!
5 coisas que você não deve fazer com a air fryer
-
Preparar líquidos
Essa pode parecer uma coisa óbvia, mas acredite: existe quem tente preparar alimentos líquidos na air fryer. Lembre-se de que o cesto do eletrodoméstico não é íntegro, pelo contrário, possui fendas que possibilitam a circulação do ar quente dentro do aparelho.
Se você colocar líquidos no cesto, eles vazarão e você perderá toda a sua receita. Se sua ideia é assar algo na air fryer, como um bolo, uma solução para isso é usar formas específicas para utilização no eletrodoméstico.
Essas formas são colocadas dentro do cesto da air fryer e exigem cuidado para colocação e retirada. Mesmo assim, ainda é preciso ter cuidado! Massas muito líquidas, por exemplo, podem respingar durante o preparo, grudar no interior do aparelho e causar danos.
-
Fazer pratos com molhos e queijos
Se sua intenção é preparar uma parmegiana na air fryer, é importante ter cuidado. Primeiro, não se recomenda usar líquidos diretamente no cesto do equipamento, portanto, você terá de utilizar uma forma específica para o aparelho.
Sobre os queijos, o ideal é que não use o equipamento em uma potência muito alta. Embora seja mais prático, tenha em mente que quanto maior a potência, mais forte o ar quente circula dentro do aparelho.
Isso faz com que o queijo derretido se movimente, escorrendo pelas grades ou pelo cesto. É justamente por isso que quando você esquenta algo com queijo, ele escorre todo. Se quiser eliminar esse problema, trabalhe com temperaturas mais baixas ou médias.
-
Utilizar a air fryer durante horas seguidas
A air fryer esquenta quando está em funcionamento, pois o ar quente que está em seu interior acaba transferindo calor para a carcaça. Por isso, não se recomenda utilizar o equipamento por várias horas seguidas.
O ideal é que faça pausas para resfriamento do equipamento, evitando o superaquecimento que pode provocar paradas e até a inutilização da air fryer, dependendo do caso.
Além disso, é importante utilizar o equipamento em um espaço aberto, ou seja, longe de armários e nichos, para garantir uma boa circulação do ar quente e evitar o superaquecimento.
-
Exagerar na quantidade de comida
Você tem o costume de colocar uma grande quantidade de comida no equipamento e acha que ele não frita direito? Na realidade, o problema está no quanto você prepara de uma vez.
Se lotar o cesto do aparelho, os alimentos não serão cozidos de maneira uniforme, uma vez que não haverá uma boa circulação do ar entre eles. O ideal é que reduza as porções e faça tudo aos poucos.
Mesmo assim, recomenda-se que pare no meio do tempo de cozimento para virar os alimentos ou agitá-los no cesto, como no caso da batata frita.
-
Preparar alimento muito leves
Você sabia que alimentos muito leves podem ser levados pelo ar quente dentro da air fryer? A tendência é que o queijo ralado, a couve e outras hortaliças fiquem voando dentro do equipamento, espalhando-se.
Em alguns casos, podem grudar nas paredes do equipamento e queimar rapidamente, deixando-o com mau cheiro. Por isso, evite preparar esses alimentos no aparelho!
Confira também 3 receitas de banana na air fryer para você fazer em casa!