Pensando nas condições que possam te atrapalhar a dar uma atenção maior para seu cãozinho, vamos te dar algumas dicas que valem ouro. Assim, trouxemos várias ideias de brinquedos caseiros para cachorro, para aumentar as atividades da rotina.
Quer ver o seu Pet cada vez mais feliz e saudável? Então brinque muito mais com ele sempre que puder. A gente sabe que nem sempre temos tempo ou disposição para brincar com nossos peludinhos, porém é muito importante para o bem estar deles.
Afinal, é da natureza dos bichinhos cheirar tudo, interagir com o ambiente, pois são extremamente curiosos. Por isso, é sempre bom manter seu amiguinho estimulado, principalmente aqueles que vivem em apartamentos, seja com brincadeiras ou brinquedos caseiros.
Por que fazer brinquedos caseiros para cachorro?
A falta de estímulos ou mudanças repentinas na rotina podem gerar comportamentos com características de estresse no seu cãozinho. Dessa maneira, a situação pode evoluir para uma causa mais grave de alterações comportamentais no seu cão.
Assim como acontece com os seres humanos, a falta de estímulos pode desencadear uma série de outros problemas físicos e mentais em nossos amiguinhos também. Por isso, o assunto de saúde mental dos pets está sempre nas pautas dos especialistas veterinários.
É fato, felicidade é uma regra para saber como está a sua saúde mental. E aí, como está o nível de alegria e felicidade do seu cãozinho? Aprenda a fazer brinquedos caseiros para cachorro e deixe o seu amiguinho de quatro patas cada vez mais feliz e saudável.
Leia mais: Remédios caseiros para acabar com as pulgas em cães: Será que funcionam?
Dicas de brinquedos caseiros para cachorro
Claro, o mercado tem várias opções super legais de brinquedos caninos para dar aquela alegrada no dia do seu cãozinho. Mas então, porque fazer brinquedos caseiros para cachorro? Bom, talvez a sua grana pode estar curta, aí que a ideia de criar em casa, de forma alternativa, cai super bem.
Afinal, nossos amiguinhos não estão nenhum pouquinho preocupados se o presente é o mais bonito do Pet Shop, o que eles querem é diversão. E no mais, no final ele vai destruir tudo, como se soubesse que vão ganhar outros brinquedos.
Essa é uma das razões onde fazer brinquedos caseiros para cachorro é uma ótima opção para você e seu Pet. Porém não se esqueça, não adianta somente dar o brinquedo, você precisa estimular o seu Pet para que ele aproveite bastante.
Leia também: Como escolher cama para cachorro: 6 dicas que você precisa conhecer
1. Mordedor caseiro feito de meias
Sabe aquela sua meia furada, ou então aquela que está ficando velha? Não jogue fora! A partir de agora ela ganhou uma nova função, vai se tornar um brinquedo caseiro para cachorro. O que eles mais gostam é trabalhar a mandíbula, as vezes até destruindo as suas meias novas.
Então, pegue suas meias mais velhinhas, aposente elas da função de cuidar dos seus pés e crie um mordedor canino super fácil de fazer. Essa é uma excelente aposta para seu doguinho abandonar a ideia de morder suas coisas.
O que você deve fazer é juntar algumas meias fazer uma bolinha de tamanho adequado para o seu cãozinho. Outra forma mais fácil é transformar um par de meias em molde para se fazer o mordedor, depois é só preencher com as outras meias mais velhinhas.
Porém, é importante sempre tomar cuidado com os pets que gostam de comer objetos. Se esse for o caso do seu cão, o mordedor não é a melhor alternativa. Ele pode engolir os pedaços das meias e acabar tendo problemas ao longo do tempo. Sempre avalie cada brinquedo de acordo com o comportamento do seu pet.
2. Garrafa PET com ração – Kong caseiro
O Kong caseiro é um dos brinquedos mais legais para se presentear nossos amiguinhos de quatro patas. Isso, porque esse brinquedo estimula o faro do seu cachorro, estimula a curiosidade e o raciocínio dele para conseguir tirar aquilo que está dentro do brinquedo.
Por isso, nós vamos te ensinar a fazer um dos brinquedos caseiros para cachorro de uma forma bem simples com material reciclável. Para isso, você vai precisar de uma garrafa PET e alguns petiscos para provocar o interesse do seu amiguinho.
Então, com a ajuda de uma tesoura ou estilete, você vai fazer furinhos de tamanhos diferentes na garrafa. Sempre que seu cãozinho acertar a posição correta ao girar a garrafa o petisco vai sair pra ele como uma recompensa.
3. Cabo de guerra – brinquedos caseiros para cachorro
Seu cachorrinho vai adorar a brincadeira de cabo de guerra, no entanto é preciso tomar alguns cuidados. É interessante analisar muito bem o tipo de material que se está usando na brincadeira para não machucar a boca do seu pet.
Para isso, você pode usar uma camisa velha e muitos outros materiais em tecido. Ou então, se preferir pode até fazer uma corda trançada com o material escolhido. O brinquedo é simples mas entrega muita diversão e aumenta o vínculo entre vocês.
Além disso, saiba que que esse desfio pode servir como importante ferramenta para educar o seu cachorro. No entanto, a brincadeira executada de maneira errada pode gerar reflexos educativos negativos no comportamento do seu cão.
Por isso, nunca evolua a brincadeira para um nível muito agressivo, o intuito é brincar e não competir. Jamais acostume seu cãozinho somente com vitórias, isso pode desenvolver confiança exagerada e desobediência.
O ideal é que a brincadeira seja um momento de conexão e muito carinho. Aproveite os momentos de concentração na brincadeira para fazer cócegas em seu doguinho e surpreender ele. Com certeza seu amigão vai adorar esse que é um dos brinquedos caseiros para cachorro mais legais.
4. Desafio do copo
Para fazer essa brincadeira cheia de desafios você vai precisar de pelo menos dois copos de plástico iguais. Essa é aquela velha brincadeira de confundir e adivinhar onde está o que procuramos. No caso dos nossos parceirinhos, essa brincadeira trabalha principalmente o olfato.
Para tornar essa brincadeira interessante é preciso começar de um jeito mais simples, antes de usar os copos como brinquedos caseiros para cachorro. Para isso, você deve esconder o petisco em uma das mãos, apresentar como opções para o seu cachorro e ver se ele consegue acertar rapidinho.
Depois que ele entender o conceito da brincadeira você pode começar a inserir os copos. O bacana é que os copos disfarçam bem o cheiro dos petiscos. Você vai se divertir muito com as reações do seu amiguinho. A brincadeira estimula o raciocínio e torna seu amigão ainda mais inteligente.
5. Caça ao tesouro
Para essa brincadeira, você vai precisar usar petiscos ou algum brinquedo favorito do seu companheiro. Toda brincadeira que você fizer com seu cãozinho pode ser aproveitada para educar, treinar e adestrar seu melhor amigo de quatro patas.
Sendo assim, é legal iniciar a brincadeira com petiscos, para despertar o interesse dele primeiro pelo alimento e depois pela brincadeira. Espalhe pedacinhos por vários cantos de sua casa para estimular que fareje essas recompensas.
Com o tempo seu amiguinho vai se acostumar com a brincadeira e se divertir muito com você. Aí, é hora de você oferecer desafios maiores para seu amigão. Sabe aquele mordedor caseiro que ele tem? Então, use ele na caça ao tesouro e use os petiscos como recompensa sempre que achar.
Se você gostou dessas ideias de brinquedos caseiros para cachorro, aproveite para conferir mais dicas incríveis entre nossos conteúdos. Todos os dias, deixamos vários posts úteis para te ajudar a otimizar sua casa, sua rotina e até mesmo a dos seus melhores amigos de quatro patas, aproveite.