Você finalmente decidiu pedir um cartão de crédito, ou trocar o seu ou ter mais um, mas não sabe qual o melhor? Acredite, isso é muito comum, principalmente quando não se tem conhecimento específico sobre cartões.
No entanto, não precisa desanimar! Para te auxiliar na escolha, separamos algumas dicas infalíveis. Continue a leitura para conferir quais são e garanta o melhor cartão de crédito!
6 dicas para escolher o melhor cartão de crédito
Basta fazer uma rápida pesquisa no mercado para identificar que há várias opções de cartão de crédito. É justamente aí que surge uma dúvida: afinal, qual é o melhor? A seguir, você confere dicas para identificar e escolher a alternativa perfeita:
-
Conheça suas necessidades e hábitos de consumo
Seu passo inicial é conhecer suas necessidades e hábitos de consumo. Você quer usar o cartão para pagar o quê? Compras em supermercados? Viagens? Quando você estabelece um uso principal, pode escolher um cartão de crédito que proporciona mais benefícios.
Por exemplo, existem cartões de supermercados que oferecem descontos extras ou possibilitam acumular mais milhas, podendo trocá-las por produtos, serviços e outras vantagens.
-
Sempre verifique e compare taxas e encargos
Antes de pedir qualquer cartão de crédito, sempre verifique e compare as taxas e os encargos daqueles que despertaram seu interesse. O motivo é simples: assim, você pode escolher o mais vantajoso.
Lembre-se de que há bancos e financeiras que oferecem cartão sem anuidade, alternativa que é interessante para quem não abre mão de economizar.
Também verifique como funcionam as taxas de juros do cartão de crédito, se cobra valor para saques em dinheiro, taxas internacionais, entre outros. Assim, evita-se surpresas desagradáveis com valores muito altos.
-
Considere o programa de benefícios e recompensas
Os cartões de crédito normalmente têm um programa de benefícios e recompensas. Antes de escolher o seu, procure saber como funciona esse programa, se é por milhas, pontos ou cashback (dinheiro de volta). Também verifique como é o acúmulo e o resgate, identificando se realmente compensa.
Vale lembrar que a operadora do cartão também pode ter parcerias com estabelecimentos, oferecendo descontos ou acúmulo acelerado de pontos / milhas. Veja se é o caso do cartão de seu interesse.
-
Cheque a aceitação do cartão
Há alguns cartões de crédito que possuem uma rede de aceitação limitada, ou seja, que não são aceitos em todos os estabelecimentos. Portanto, ao escolher o seu, verifique como é a aceitação, considerando principalmente os lugares que você mais compra.
De maneira geral, bandeiras mais conhecidas, como Visa e Mastercard, são aceitas em quase todos os estabelecimentos, por isso são boas alternativas para quem busca uma opção à prova de erros.
-
Prefira o cartão fácil de gerenciar
Quanto maior a praticidade para gerenciar o cartão de crédito, melhor. Dessa forma, você terá um melhor controle sobre seus gastos e fatura, podendo gerir suas finanças de modo a evitar endividamentos.
Geralmente, cartões com aplicativo para acompanhamento e atendimento online e em tempo real são mais eficientes. Eles possibilitam o gerenciamento de maneira prática, realizando poucos toques na tela do celular. Dê preferência para cartões com apps para atendimento online.
-
Confira condições de adesão
Bancos e financeiras estabelecem condições de adesão que você precisa cumprir para ter seu pedido de cartão aceito. Entre eles, destaque para os requisitos de renda.
Não envie seu pedido sem conferir esses detalhes. Se você não cumprir as condições de adesão, há uma grande chance de ter seu pedido de cartão negado, o que é muito frustrante, não é mesmo?
Seguindo essas dicas, você aumenta a chance de escolher o cartão de crédito perfeito para seu perfil. Aproveite para aplicar todas!