Nosso lar é o lugar mais importante, é onde encontramos aconchego e proteção para renovar nossas energias. No entanto, as vezes nos cansamos de olhar sempre para as mesmas coisas, as mesmas cores na parede e é onde bate aquela vontade de mudar.
Por isso, ao longo dos anos, naturalmente fazemos algumas alterações, pequenas reformas para trazer a sensação boa de viver o novo. Assim, a primeira mudança que vem a cabeça da maioria das pessoas é mudar a cor das paredes.
Nesse artigo você vai encontrar dicas valiosas sobre como escolher papel de parede e transformar sua casa dando o toque de beleza que procura. Instalar papel de parede pode ser uma alternativa cheia de benefícios, além de trazer uma nova e agradável estética para o ambiente.
Mudando sua visão sobre reformar a casa
As vezes, fazer algumas mudanças dentro de casa pode dar um trabalho extremo, trazendo processos complexos e muita bagunça. Das reformas mais complicadas às mais simples, como serviços de pintura, tudo de certa forma vai exigindo cada vez mais mais tempo.
No caso da aplicação de pinturas, texturas, grafiatos e instalação de revestimentos, esses processos geram bastante sujeira e podem demorar dias para ficarem prontos. Além disso, ainda temos que pensar na manutenção desses serviços, e dependendo da situação, pode ser bem complicada.
Assim, somente o resultado final é que mostra realmente o quanto foi satisfatório passar por alguns momentos de nervosismo. Porém, algumas vezes o resultado não condiz com o planejamento, ou fica diferente do que você imaginou no início.
Pensando nessa ideia de fazer mudanças nas paredes de sua casa, uma ótima solução pode ser aprender como escolher papel de parede. Essa é uma alternativa prática, fácil e de baixo custo, que pode mudar ambientes sem precisar passar por todo o processo de reforma.
Leia mais: Como colocar papel de parede: 4 dicas para você NÃO ERRAR
Como escolher papel de parede
A aplicação de papel de parede é uma excelente alternativa para entregar uma mudança agradável aos ambientes. Dessa maneira, o serviço é desenvolvido de forma bastante rápida sem gerar quase nada de resíduos.
Além disso, é uma ótima opção decorativa de fácil manutenção Por isso, deixamos alguns tópicos te mostrar como escolher papel de parede, transformar sua casa e dar aquele toque de beleza e sofisticação no seu dia a dia de maneira descomplicada.
Identificação de perfil na decoração
A primeira coisa a se fazer antes de ter como escolher papel de parede é saber identificar o seu perfil ou entender o perfil de um cliente. Sendo assim, conheça os principais estilos de decoração e defina qual deles está mais próximo das preferências:
- Clássica – Estilo imperial, que trazem móveis e objetos de decoração com uma linha dos períodos monarcas europeus;
- Vintage – É aquele passado recente, que traz os estilos de decoração móveis e objetos das décadas de 60 à 90. Por exemplo, os jogos de armários de cozinha que combinavam com o fogão e a geladeira. Nessa opção é interessante usar cores neutras e poucas imagens;
- Futurista – Esse conceito traz em seu estilo elementos Hi-tech, e claro não podem faltar os efeitos luminosos com LED. Estão presentes cores mais sóbrias como cinza, preto e gelo, e a decoração por muitas vezes é baseada em formas geométricas;
- Minimalista – Esse estilo de decoração busca dar maior destaque para algum objeto ou parede, assim o transformando em obra de arte. É preciso ser bastante crítico para saber como escolher papel de parede ideal para esse conceito.
Portanto, o primeiro passo antes de entender como escolher papel de parede é determinar qual o estilo de decoração que ele irá acompanhar. Faça uma boa análise do seu perfil, estilo de vida e como você enxerga o ambiente após a decoração.
Tipos de papel de parede – como escolher papel de parede
O mercado oferece vários tipos de decalques para você decorar a sua casa, e é importante conhecer os principais e mais usados. Sendo assim, esse é o segundo passo mais importante para saber como escolher papel de parede de acordo com as opções.
O mais tradicional, são os desenvolvidos a partir da celulose, assim como o papel sulfite. Este tipo é o ideal para se usar principalmente em áreas secas como dormitórios, salas e corredores. Quando aplicados em áreas com a presença de umidade, se deterioram rapidamente.
Depois, encontramos os materiais vinílicos, ideal para serem aplicados em áreas úmidas como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. No entanto, o material pode ser aplicado em qualquer outra área interna, como uma parede de destaque na sala de estar.
Por fim, o terceiro tipo mais utilizado são os materiais com base no tecido TNT. Sua aparência é muito parecida com a do tipo tradicional de celulose, no entanto apresenta maior resistência e durabilidade.
Leia também: Saiba o passo a passo para tirar papel de parede fácil; 5 dicas que funcionam
Definindo qual modelo usar – como escolher papel de parede
Essa é aquela hora de ficar com muitas dúvidas, pois você vai encontrar vários modelos incríveis na hora da compra. Nessa hora é importante e lembrar de todo estudo de perfil para saber como escolher papel de parede correto.
A primeira parte é decidir a preferencia entre papéis coloridos ou estampados. Se você tiver muitos móveis e objetos de decoração, procure por algum modelo mais discreto e com cores suaves. Cuidado com os excessos para não poluir visualmente o ambiente.
Depois, a escolha será utilizar papel de parede em alto relevo, liso ou aveludado. Para o estilo clássico, o papel de parede em alto relevo combina perfeitamente com a proposta. Quanto ao papel de textura aveludada, é ideal para entregar sofisticação para ambientes com iluminação artificial.
Existe uma enorme variedade de produtos baseados no modelo de papel de parede liso, que pode atender vários tipos de ideias de decoração. Por isso, use com bastante bom senso e atente a alguns cuidados, que servem também para os outros modelos:
- contraste com a iluminação natural e artificial;
- combinação de cores com os móveis e a decoração;
- para lugares pequenos use estampas com imagens pequenas;
- as chances de acerto ao usar estampas geométricas estão em paredes maiores;
- use estampas com imagens ou gravuras grandes em paredes destaque.
Dessa maneira, você pode criar o tipo certo de efeito ao escolher seu papel de parede. Ambientes pequenos podem passar a sensação de serem ainda maiores. Já ambientes grandes podem ganhar um toque todo especial quando você encontra a decoração certa.
Existe a parede perfeita para se aplicar o material?
Na verdade não existe a parede perfeita para se aplicar papel de parede. Tomando como base algumas técnicas decorativas baseadas na colorimetria e na luminotécnica, qualquer parede pode se tornar em um espaço decorativo.
No entanto, existem alguns detalhes que precisam ser observados antes de fazer a instalação do papel de parede. Basicamente, o local da aplicação precisa apresentar uma superfície totalmente lisa, livre de buracos e fissuras.
Quando a instalação é para ser um destaque decorativo, geralmente se usa na parede oposta à incidência de luz natural ou artificial. No caso de locais mais fechados, como halls de entrada, corredores e lavabos, é necessário harmonizar o material com móveis, objetos e a iluminação local.
Com relação à cor do papel de parede: monocromático ou colorido, é importante ter bom senso na hora da escolha. Por isso, é preciso estar atento a todas cores que o ambiente oferece através dos móveis e dos objetos de decoração.
Os detalhes podem parecer simples, mas seguindo as informações as chances de errar diminui bastante. Outro ponto importante que se deve ter muita atenção para evitar erros é fazer a medição correta do material, evitando o desperdício e gastos desnecessários.
Calculando a quantidade de material – como escolher papel de parede
A maioria das lojas que trabalham com papeis de parede também vendem a mão de obra de instalação do material, e a medição está inclusa. Porém, para o seu conhecimento e também para sua economia, entender como são feitos esses cálculos pode ser fundamental.
Depois de conhecer algumas dicas de como escolher papel de parede, é hora de saber a quantidade correta para comprar o material. Para isso, você deve multiplicar a altura pela largura dessa parede, em metros. Dessa maneira, você já terá a medida exata, mas isso não é tudo.
Por conta dos variados cortes e sobras calculadas de cobrimento é muito importante acrescentar uma porcentagem de perda. Conforme praticado por profissionais da área, esse acréscimo em taxa de perda pode variar de 10% à 20%, de acordo com os locais de aplicação.
Quanto maior o painel que será coberto pelo material, maior será a taxa de perda. Isso por conta das emendas ajustadas aos cortes de continuidade de imagem e gravuras. Os cortes detalhados também devem ser levados em consideração, principalmente para materiais do tipo vinílico.
Cuidados na aplicação do papel de parede
Agora que você já conhece os principais conceitos para ter como escolher papel de parede, fique atento com alguns detalhes da aplicação. Verifique se a superfície de aplicação está totalmente lisa, livre de furos e fissuras.
Sempre comece a aplicação de cima para baixo. Ao longo da colagem, procure fazer sempre movimentos com a espátula de aplicação do meio do papel para fora, isso diminui muito o surgimento de bolhas de ar.
Por fim, se você gostou desse conteúdo, temos outras dicas incríveis para te ajudar a decorar a sua casa e deixar seu lar cada vez mais bonito e aconchegante, cheio de personalidade. Aproveite para conhecer mais artigos e garantir informações úteis sobre decoração simples para aplicar em diferentes ambientes.