Seu guarda-roupa tem cheiro de mofo? Isso é muito comum quando o local não possui uma circulação de ar adequada ou quando se comete o erro de guardar roupas úmidas ou molhadas.
O cheiro de mofo gruda no móvel e em outras roupas, podendo até mesmo desencadear crises alérgicas em quem tem problemas respiratórios.
No entanto, não precisa desanimar! Dá, sim, para tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa, protegendo suas peças e saúde. Para te auxiliar nessa tarefa, separamos dicas infalíveis! Confira quais são e adote todas!
4 dicas de como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa
Você consegue tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa de maneira simples ao adotar estas dicas:
-
Ventile o móvel e o cômodo
Uma das formas mais eficazes e econômicas (não custa nada!) de tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa é ventilar a parte interna do móvel e o cômodo. O ar ajudará a secar o guarda-roupa, eliminando a umidade e o mofo.
Por isso, adquira o costume de deixar a janela do cômodo aberta, bem como o móvel, para que o ar circule pela área. Mantenha uma boa ventilação por, no mínimo, 30 minutos. Faça isso três vezes por semana. Abra, também, as gavetas do guarda-roupa.
-
Limpe o guarda-roupa regularmente
A limpeza do móvel é essencial para mantê-lo em bom estado e sem mofo. Portanto, não deixe de realizá-la. Mas como limpar o guarda-roupa de forma correta?
Sua primeira etapa é esvaziar o móvel, tirando todas as peças. Então, remova a poeira do guarda-roupa, usando um aspirador de pó ou um pano seco, como o de microfibra.
Depois, prepare uma mistura de água e vinagre de álcool em partes iguais (uma medida de cada). Umedeça um pano limpo nessa mistura e passe por todo o móvel. Atenção a um detalhe: o pano deve estar sutilmente úmido e não encharcado. Assim, evita-se danificar o móvel ou que ele fique muito molhado.
O vinagre é um aliado importante porque consegue eliminar odores ruins, como o de mofo. Finalizado esse processo, passe um pano limpo seco para remover qualquer excesso de umidade e deixe o móvel aberto por algumas horas.
Se o clima estiver frio, ligue um ventilador, direcionando-o para o interior do guarda-roupa. Desse modo, é possível arejar o móvel, evitando que fique molhado e o mofo se intensifique.
-
Tenha o vinagre branco como um aliado
Outra possibilidade é utilizar o vinagre branco para remover o mofo do guarda-roupa. Para isso, utilize um pote ou copo, colocando um pouco do vinagre dentro. Deixe no interior do móvel por 24 horas, mantendo-o com a porta fechada nesse período.
O vinagre branco vai combater o mofo e neutralizar o odor, evitando que o cheiro fique impregnado nas madeiras do móvel. Após as 24 horas, você pode retirar o recipiente com vinagre. Repita esse processo uma vez por semana.
-
Use um antimofo caseiro
O antimofo é o produto perfeito para absorver a umidade de dentro do móvel, evitando a formação de mofo e o cheiro ruim que ele provoca. Além de comprar o antimofo pronto, você também pode fazer uma versão caseira.
Para criar seu próprio antimofo, você vai precisar de cloreto de cálcio, pote antimofo com separador, filtro de papel ou pedaços de TNT e um óleo essencial de sua preferência.
Comece a montar seu antimofo caseiro colocando cloreto de cálcio no separador, entre 150 e 200 gramas. Acrescente gotas do óleo essencial e finalize colocando o TNT ou filtro de papel por cima. Tampe e pronto, é só deixar o antimofo no guarda-roupa!