Se você tem pet em casa, sabe como é importante cuidar da alimentação dele. É por meio dela que o animal de estimação recebe os nutrientes essenciais para que cresça e se mantenha saudável.
Há quem tenha o costume de compartilhar sua própria comida com o pet, mas isso pode colocar a saúde do animal em risco. O motivo é simples: existem alimentos humanos que os pets não podem comer, pois fazem mal a eles. A seguir, você descobre quais são os principais! Vamos juntos nessa?
7 Alimentos Humanos que seu Pet NÃO Pode Comer
Quer evitar problemas digestivos, intoxicações e riscos graves à saúde de seu pet? Então, confere só quais alimentos humanos você não deve dar para seu bichinho de estimação:
-
Chocolate
A maioria das pessoas acham o chocolate uma delícia irresistível, mas para cães e gatos ele pode ser mortal. Isso acontece porque esse doce tem teobromina e cafeína, que são tóxicos para os pets.
O consumo de chocolate por gatos e cachorros pode provocar vômito, diarreia, tremores, aumento da frequência cardíaca e convulsão. Por isso, não dê chocolate ao seu pet!
-
Uva passa
A uva passa pode parecer inofensiva ao bicho, afinal, é um alimento natural, mas não se engane! Ela é altamente tóxica e pode levar à insuficiência renal em cachorros.
Aliás, essa dica vale tanto para a uva natural como para qualquer outra fruta passa. Não se sabe ao certo o que leva à intoxicação, mas as consequências podem ser graves, comprometendo o funcionamento dos rins do cachorro.
-
Abacate
O abacate é saboroso, mas seu consumo é seguro somente por humanos. Para pets, pode ser uma bomba. Isso acontece porque o abacate possui persina, que é uma toxina que provoca problemas cardíacos e gastrointestinais em gatos e cães.
Um detalhe importante: a persina está presente em toda a fruta, tanto na polpa, como na casca e no caroço. Portanto, evite deixar essas partes em locais de fácil acesso pelos animais de estimação.
-
Cebola e alho
Os temperos cebola e alho deixam a comida muito mais gostosa, mas não devem ser utilizados nas refeições dos pets. Isso se deve ao fato de esses temperos terem substâncias que podem provocar anemia nos animais de estimação.
Além disso, a cebola e o alho podem irritar o estômago dos pets, fazendo com que tenham problemas de digestão. Com isso, passam a se alimentar de forma inadequada.
-
Ossos
Não dê ossos para seu bicho de estimação, mesmo que cozidos. Eles podem estilhaçar e causar perfurações no intestino do animal. Inclusive, ossos crus são perigosos, pois podem transmitir bactérias e parasitas.
-
Laticínios
Você sabia que muitos animais são intolerantes à lactose? Como você não sabe se o seu é, evite dar laticínios para o animal de estimação. Caso tenha intolerância, ele pode ter diarreia e problemas digestivos.
-
Sementes de frutas
Existem sementes de frutas que contêm cianeto, que é uma substância tóxica para animais. Ele está presente, por exemplo, em sementes da maçã, pera e pêssego, por isso não se recomenda o contato do animal com elas.
Sintomas de Intoxicação Alimentar em Pets: Fique Atento!
Se seu pet ingerir algum alimento proibido, fique de olho nele para identificar eventuais sinais de intoxicação. De maneira geral, o animal pode apresentar:
- Vômito
- Diarreia
- Perda de apetite
- Letargia
- Dor abdominal
- Produção excessiva de saliva
- Tremores
- Convulsões
Ao notar qualquer sintoma, leve seu animal de estimação ao veterinário imediatamente! Ao seguir essas dicas, você garante que seu amigo peludo tenha uma alimentação saudável, livre de perigos e sustos!
Leia também: Creche para cachorro: 6 coisas que você precisa saber antes de levar seu pet