Adotar uma nova decoração, mudar ambientes sem gerar toda aquela sujeira, barulho o dia todo. Reformar sem quebrar é algo que parece impossível para muita gente, porém, existem algumas alternativas que podem ajudar a minimizar os transtornos.
Descubra como materiais usados na construção civil podem se tornar verdadeiras técnicas de transformação com redução de impactos e conheça 8 sugestões para repaginar sua casa de forma rápida e prática.
Como transformar ambientes sem transtornos
Com o passar dos anos, o setor da construção civil tem voltado suas atenções para discussões super importantes, ligado a pautas ambientais e sociais. Afinal, quem já fez reformas em casa já sabe: processos construtivos geram muitos impactos, e não importa o tamanho da obra.
Pensando na ideia de redução desses problemas, o mercado vem desenvolvendo materiais e técnicas para otimizar os processos de obra. Sendo assim, vamos mostrar algumas alternativas para se reformar sem quebrar e garantir os benefícios de uma obra mais inteligente.
Leia mais: Sinais de que é hora de reformar a casa!
Reforme sua casa com rapidez e organização
Preparamos 8 sugestões para mudar sua casa de forma prática, que vão tornar sua ideias possíveis de reformar sem quebrar. Separamos dicas de transformação do teto ao piso para que você tenha rapidez nos processos, organização e muito menos transtornos.
8 sugestões para mudar sua casa – reformar sem quebrar
Se você não sabia que era possível reformar sem quebrar, então conheça algumas técnicas e materiais que vão te ajudar a transformar sua casa do chão ao teto. Conheça algumas opções que entregam maior facilidade e rapidez nos trabalhos e pouco descarte:
- Forro de Gesso acartonado;
- Forro em PVC;
- Drywall;
- Divisórias em vidro, madeiras e metais;
- Papel de parede;
- Pastilhas autocolantes;
- Pisos vinílicos
- Piso sobre piso.
Assim, descubra qual a técnica construtiva perfeita para você tirar os planos de reforma do fundo da gaveta transformando sua casa. Usando esses materiais, você pode economizar tempo e ganhar mais otimização de processos quando o assunto é reformar sem quebrar.
1. Forro de Gesso acartonado
O Gesso acartonado é um painel de de gesso hidratado, com ou sem aditivos em sua composição, prensado a um papel acartonado. O material pode ser usado em diversos locais, claro, levando em consideração as opções de uso geral, para áreas úmidas e anti-chamas.
O objetivo do Gesso acartonado é entregar acabamento estético parecido com o das paredes e tetos. Como alternativa às paredes de tijolos, é usado para poder fazer alterações de layout de ambientes e também em shafts que escondem tubulações.
Completando ia versatilidade, o material é a opção mais indicada para forros em locais cobertos, porém sem teto. Ele possui montagem rápida e acabamento simples, proporcionado a possibilidade de reformar sem quebrar.
Leia também: Como escolher papel de parede: 6 dicas para não errar no material
2.Forro de PVC – reformar sem quebrar
O forro de PVC é um material aplicado como opção para locais cobertos e sem a presença de teto. Na construção civil é muito usado pela sua facilidade e rapidez de instalação, além de ser um material de bom acabamento e reciclável.
Por ser um material plástico, pode deformar gravemente se exposto a locais com temperaturas elevadas. Ainda, como todo e qualquer material, com o tempo, o forro de PVC precisa passar pelo processo de manutenção para continuar com suas características bem preservadas.
Assim, dependendo do tamanho da estrutura montada e local de instalação, poderá ser necessária até mesmo a substituição de algumas placas. Por ser um material barato e pela facilidade de trabalho, fazer um forro de PVC é uma das opções mais adotadas na hora de reformar sem quebrar.
3. Drywall (parede de gesso)
Traduzindo ao pé da letra, Drywall significa “parede de gesso”. A técnica é desenvolvida à partir do uso de painéis de gesso acartonado aplicados em uma armação metálica leve e resistente, mas sem função estrutural.
As paredes em Drywall são uma alternativa muito usada para substituir paredes divisórias de tijolo e massa. Possui processo de montagem rápido e gerando poucos resíduos, ao contrário da tradicional parede de tijolos. Para manutenção ou novas mudanças de layout, é só desmontar e reformar sem quebrar.
4.Divisórias em Vidros, madeiras e metais
Também muito usada para separar e criar novos ambientes no ramo empresarial, as divisórias em vidro vem ganhando espaço nas residências. Por entregar um acabamento fino, o material é muito requisitado por arquitetos e designers para transformar ambientes.
As divisórias de madeiras e metais são bastante utilizadas por arquitetos na hora de criar novos ambientes quando se precisa reformar sem quebrar. A técnica de aplicação dessas divisórias entrega um resultado bastante agradável e sofisticado.
A instalação dos materiais é aplicada com muita rapidez e praticidade. No entanto, é feita sob medida específica de ambientes, dificultando assim o seu reaproveitamento. A alternativa pode ser combinada também ao drywall para obter maiores possibilidades de trabalho e decoração.
5. Papel de parede
O papel de parede está cada vez mais em alta como alternativa às pinturas, texturas e grafiatos. O material possui grande variedade de cores, modelos e especialidades para atender aquilo que deseja para decorar seus ambientes em casa.
Esse método vale muito a pena quando se quer reformar sem quebrar. Todo processo que envolve a instalação do material é muito rápida, além de ser muito mais organizada. Usando papel de parede, você ficará livre de correções que geram muitos dejetos e sujeira de obra.
6. Pastilhas adesivas
Esse material é excelente alternativa para se reformar sem quebrar, principalmente para quem mora de aluguel. Com essa técnica de colagem de ladrilhos, por exemplo, você consegue mudar uma cozinha inteira sem precisar interditar o local.
Toda transformação acontece de forma muito mais rápida, prática e limpa, dispensando todos os transtornos de procedimentos de trabalho pesado. Quer ter sucesso na hora de reformar e decorar banheiros e cozinhas? Então escolha as pastilhas adesivas para personalizar seus ambientes.
7. Piso sobre piso
A técnica do piso sobre piso já está muito bem disseminada no mercado de reformas. Por ser uma alternativa que entrega resultados muito positivos, hoje quando se pensa em transformar e repaginar pisos de ambientes, essa é a primeira opção.
Essa técnica é a verdadeira tradução de reformar sem quebrar. No entanto, é preciso que seja feita toda uma análise detalhada daquela que será a base para receber o piso sobre piso. O piso antigo não pode apresentar pontos ocos nem descolamento de peças para que o resultado seja perfeito.
8. Piso vinílico
A alternativa de uso dos pisos vinílicos para reformar sem quebrar, além de ser uma escolha que otimiza os processos construtivos, oferece grande variedade de modelos decorativos. O produto apresenta versões decorativas que imitam pisos de madeira, mármore e muitos outros materiais.
Assim como o piso sobre piso, para instalar o piso vinílico é preciso analisar o piso existente como um todo. Ainda, será necessário realizar uma regularização antes da colagem do material. Por isso, é preciso que a base não tenha pontos ocos nem descolamento de placas.
Se você gostou desse conteúdo, temos outras dicas incríveis para te ajudar a decorar a sua casa e deixar seu lar cada vez mais bonito e aconchegante. Aproveite para conhecer mais artigos e garantir informações úteis sobre decoração simples para aplicar em diferentes ambientes.