Você sofre com cólica menstrual? Saiba que isso é muito comum, mas que você não precisa ter dor todo mês. Existem formas naturais de eliminar ou amenizar esse problema.
Uma das maneiras mais potentes de fazer isso é tomar chás naturais. Há plantas que têm ativos que combatem a cólica menstrual, trazendo maior qualidade de vida. A seguir, você descobre quais são os mais eficientes. Vamos juntos nessa?
Cólica Menstrual: Descubra o Que É seus Sintomas
A cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor na região pélvica antes ou durante o período menstrual. Essa dor pode ser leve para algumas pessoas, mas para outras pode ser intensa a ponto de interferir nas atividades diárias.
Os sintomas mais comuns incluem dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para as costas e coxas, além de náuseas, dor de cabeça, diarreia e fadiga.
Não é nada agradável, não é mesmo? Mas há uma boa notícia: existem aliados naturais que podem ajudar a aliviar esse incômodo, os chás naturais!
3 Chás que Ajudam a Combater a Cólica Menstrual
Existem plantas que têm ativos naturais poderosos contra a cólica menstrual, ajudando a combater seus sintomas. Além disso, resultam em chás deliciosos para tomar regularmente. Veja quais são os chás de plantas mais potentes e como prepará-los:
1. Chá de Camomila
A camomila é um clássico quando se fala em relaxamento e alívio de dores. Ela é famosa por suas propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes, o que a torna perfeita para combater a cólica menstrual.
Além disso, a camomila também ajuda a relaxar a mente, o que pode ser um bônus quando você está se sentindo um pouco mais irritada durante o período pré-menstrual ou durante a menstruação. Veja como fazer esse chá:
- Coloque duas colheres de chá de flores de camomila secas em uma xícara de água fervente;
- Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. É só tapar a xícara;
- Coe e beba quente. Adicionar mel ou uma rodela de limão pode dar um toque de sabor especial.
Recomenda-se beber esse chá de camomila duas vezes ao dia, antes e durante a menstruação, para ter um alívio significativo dos sintomas de cólica menstrual.
2. Chá de Canela
A canela é deliciosa em doces, mas não é só isso! Ela também é um ótimo remédio natural para aliviar cólicas menstruais. O motivo disso é que possui propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o que contribui para o combate da dor.
Além disso, a canela é uma fonte rica de manganês, que pode ajudar a diminuir a intensidade da dor no ciclo menstrual. Por isso, é uma aliada para combater eventuais sintomas mais fortes. Confira como fazer o chá de canela:
- Ferva uma xícara de água;
- Adicione uma colher de chá de canela em pó ou uma canela em pau;
- Deixe ferver por 3 minutos;
- Coe e beba quente. Um pouco de mel pode deixar o chá ainda mais gostoso.
Tome o chá de canela no início do seu período menstrual e continue bebendo até que a dor diminua. O ideal é consumir de uma a duas xícaras por dia.
3. Chá de Funcho
O funcho, também conhecido como erva-doce, é uma alternativa ótima quando o assunto é cólica menstrual. Ele possui propriedades antiespasmódicas, que ajudam a relaxar os músculos do útero e reduzir as contrações dolorosas. É simples preparar esse chá, como você confere a seguir:
- Coloque uma colher de chá de sementes de funcho em uma xícara de água fervente;
- Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, tapando o recipiente;
- Coe e beba ainda quente. Você pode adicionar um pouco de mel para adoçar, se preferir.
Baba esse chá de duas a três vezes ao dia durante o período menstrual, para sentir maior diferença no combate aos sintomas da cólica. Se a dor persistir, consulte um ginecologista.