Dar banho em pets em casa ajuda a economizar nos cuidados com os animais de estimação, além de contribuir para a saúde deles. No entanto, não é todo mundo que sabe como realizar essa tarefa.
Esse é o seu caso? Continue a leitura para conferir dicas simples e fáceis para dar banho em pets da forma correta, tornando esse momento agradável e seguro para os bichinhos!
10 Dicas para dar banho em pets em casa da forma correta
1. Escolha o local certo
Você deve escolher um local seguro e confortável para o banho. Se você tem um cachorro de porte pequeno ou médio, o box do chuveiro ou até mesmo a pia podem funcionar. Já para os grandões, uma área externa ou tanque pode ser melhor.
Vai dar banho no pet em áreas externas? Evite horários de sol forte ou vento, pois isso pode resfriar o animal. Além disso, coloque um tapetinho de borracha no chão para evitar que ele escorregue.
2. Use produtos adequados para pets
Jamais use shampoos e condicionadores de humanos no seu pet. A pele deles é diferente da nossa e esses produtos podem causar alergias e irritações. Procure sempre por shampoos específicos para cães ou gatos. Se seu bichinho tem pele sensível ou algum problema dermatológico, fale com o veterinário para escolher o produto certo.
3. Água morna é o segredo
A temperatura da água é muito importante! Use sempre água morna, nem muito quente e nem muito fria. Uma água muito quente pode queimar a pele sensível do pet, enquanto uma água fria pode deixar ele desconfortável, irritado e até doente. Teste a temperatura com o cotovelo antes de molhar o animal.
4. Comece pela cabeça e deixe o rosto por último
Evite começar a molhar o pet pela cabeça e o rosto. Muitos ficam desconfortáveis com água nessa área, então, deixe essa parte por último. Comece pelas patas e suba até o corpo, e só no final molhe a cabeça. E mesmo assim, cuidado com os olhos e ouvidos! Use uma toalhinha úmida para limpar essas áreas.
5. Proteja os ouvidos
Os ouvidos dos pets são sensíveis e a água pode causar inflamações, como a famosa otite. Uma dica simples é colocar um algodão macio nos ouvidos do seu bichinho antes de começar o banho. Assim, você evita que a água entre. Só não se esqueça de tirar o algodão depois!
6. Faça massagens no pet durante o banho
Durante a aplicação do shampoo, aproveite para massagear o corpo do seu pet. Isso vai deixar ele mais calmo e ajuda a remover melhor a sujeira, além de estimular a circulação sanguínea. É um ótimo momento para relaxar e criar laços com seu bichinho!
7. Enxágue bem
Enxaguar muito bem o pelo evita que fiquem resíduos de shampoo, que podem irritar a pele do pet. Tenha paciência nessa parte e continue jogando água até ter certeza de que todo o produto foi removido.
8. Seque com carinho
Depois do banho, seque o seu pet com uma toalha macia e absorvente. Uma toalha de algodão é perfeita! Ah, pode ser necessário usar um secador de cabelo quando o pet é mais peludo.
Mas cuidado: use o secador na temperatura morna e em uma distância segura para não queimar a pele do bichinho. Muitos cães e gatos têm medo do secador, então deixe sempre no modo mais silencioso e vá aos poucos.
9. Recompense o bom comportamento do animal
Após o banho, nada mais justo do que premiar seu pet pelo bom comportamento, né? Dê um petisco, brinque um pouquinho e mostre que ele foi um campeão por ter enfrentado o banho! O pet vai associar o banho a um bom momento, tornando-o mais simples, prático e rápido.
10. Siga uma frequência do banho
Afinal, com que frequência devo dar banho no pet? Isso depende muito da raça, do tipo de pelo e do estilo de vida do animal. Cães podem tomar banho a cada 15 dias ou até uma vez por mês.
Já os gatos, se estiverem saudáveis e não tiverem acesso à rua, raramente precisam de banhos, já que eles mesmos se limpam. Mas se o seu gato se sujar ou for acostumado a banhos, siga o mesmo cuidado que você teria com um cão.