Nós sabemos que pode ser um pouco difícil lavar peças delicadas de forma segura e eficiente. Sempre ficamos com aquele receio de estragar a peça, não é mesmo?
Por isso, neste texto do Dicas do Dia nós reunimos algumas sugestões que podem te ajudar a manter essas peças sempre limpinhas e íntegras. Confira!
Qual a melhor forma de lavar peças delicadas?
Antes de qualquer coisa, a nossa principal sugestão é que você leia a etiqueta da sua roupa para saber como pode lavá-la da melhor forma possível. Isso porque, na etiqueta, encontramos informações relacionadas à temperatura da água, se pode ser lavada na máquina ou não, e assim por diante. Esse conhecimento faz toda a diferença.
Depois disso, podemos seguir para o passo abaixo:
1. Prepare a água
Comece preparando a água, respeitando a temperatura que for recomendada na etiqueta da roupa. Você pode encher um balde, bacia ou mesmo o tanque da sua lavanderia com água o suficiente para mergulhar as peças que são consideradas delicadas.
Certifique-se de que a água está limpinha e livre de produtos químicos, ok?
2. Misture detergente neutro
Em seguida, acrescente uma quantidade razoável de detergente neutro, seguindo as instruções do fabricante sobre quanto aplicar de acordo com a quantidade de roupa ou de água. Misture bem, para que o produto se espalhe em toda a água.
3. Mergulhe as roupas e agite-as
Com a água preparada para lavar peças delicadas, é hora de iniciar o processo. Comece mergulhando peça por peça, para que cada uma delas possa absorver um pouco da água e, a partir disso, ser higienizada.
Depois que as peças estiverem bem encharcadas, comece a agitá-las dentro da água, como se fosse o movimento da máquina de lavar, por exemplo.
Feito isso, deixe as peças de molho por alguns minutos, para que a sujeira comece a se soltar.
Lembrando de não deixar as peças muito tempo de molho, já que isso poderia resultar em manchas de caruncho e proliferação de bactérias, ok?
4. Lave com cuidado
Passado o tempo de pausa, comece a lavar as peças com delicadeza. Se tiver alguma mancha, experimente usar uma escova de cerdas macias para poder esfregar suavemente.
Não esfregue a peça com muita força, e faça tudo com delicadeza, para evitar que as fibras se estiquem demais ou sofram algum tipo de dano. Faça isso com todas as peças.
5. Enxágue com água limpa
Para lavar peças delicadas, lembre-se de que é preciso fazer um bom enxágue para retirar as partículas do sabão e do amaciante (caso você tenha colocado na água).
Enxágue bem cada uma das peças, removendo as possíveis sujeiras que também estavam por ali ainda.
6. Seque com a ajuda de uma toalha
Por fim, use uma toalha seca e limpa para poder finalizar o processo de lavar peças delicadas. Você pode enrolar as peças nessas toalhas, pressionando suavemente.
Assim, a toalha absorve o excesso de água e, depois, você poderá pendurar a peça para secar em um ambiente arejado. É como se a toalha agisse como uma verdadeira centrífuga.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar!