A batedeira planetária e o modelo comum são poderosos aliados na cozinha, especialmente na preparação de alimentos. Com ela, você prepara bolos, pães, massas, coberturas, recheios, entre outros, com muito mais praticidade e rapidez.
Na hora de comprar batedeira, é comum ficar em dúvida entre a planetária e a batedeira comum. Afinal, qual a melhor alternativa para seu lar? Aqui, damos 3 dicas que vão te ajudar a escolher. Continue a leitura para conferir!
Batedeira planetária ou comum: 3 dicas para escolher a ideal
Na realidade, ambos os tipos de batedeira são boas dicas de compra, pois são eficazes no preparo de alimentos. No entanto, a batedeira planetária se destaca por ser mais indicada para determinados preparos.
A seguir, damos dicas sobre como escolher a batedeira ideal para seu lar, considerando diferentes fatores. Confira quais são e adote todas ao comprar o eletrodoméstico:
-
Considere o tipo de alimento que deseja preparar
A batedeira comum é pequena e tem potência menor que uma planetária. Este é um detalhe importante, porque quanto mais pesada a massa que deseja preparar, maior deve ser a capacidade e a potência do equipamento.
Massas de pão, por exemplo, exigem uma batedeira com maior potência. Portanto, se sua intenção é usar o eletrodoméstico para bater massa de pão com maior frequência, o ideal é investir em uma batedeira planetária.
Caso sua intenção seja somente preparar massas leves, como bolos, chantilly ou merengues, a batedeira comum, também chamada de batedeira de mão, é suficiente.
-
Tenha em mente de frequência e versatilidade de uso
Se você usa a batedeira com frequência e para preparar vários tipos de pratos, a planetária é a melhor escolha. Ela é mais robusta e aguenta o uso contínuo por mais tempo.
Além disso, a batedeira planetária vem com mais de um batedor, abrangendo opções para claras em neve, massa de bolo e pães. Portanto, é mais versátil e possibilita preparar vários alimentos com praticidade.
Já a batedeira comum é ideal para quem faz pouco uso do equipamento e não tem o costume de preparar alimentos mais complexos e pesados.
-
Leve em consideração seu orçamento
De maneira geral, a batedeira planetária tem preço maior que a batedeira comum. No entanto, é uma compra que compensa se usar o equipamento para bater massas mais pesadas com frequência, como as de pão.
Vale lembrar que existem batedeiras planetárias que têm preços mais acessíveis. Logo, se seu orçamento for reduzido, considere essas alternativas, tendo em mente suas limitações. Algumas vêm com tigela de plástico, têm menor potência ou capacidade baixa.
O que mais considerar ao escolher batedeira?
Depois de definir entre batedeira planetária ou comum, é importante considerar outros pontos para acertar na compra do equipamento. A seguir, indicamos quais são os cruciais:
Potência da batedeira
Quanto maior a potência da batedeira, maior sua capacidade de bater massas pesadas. Portanto, não deixe de conferir esse detalhe, para escolher o modelo que atenda melhor às suas necessidades.
Acessórios
Verifique quais acessórios a batedeira possui. Alguns modelos vêm com tigela de inox, diferentes pás para bater vários tipos de alimentos, espátulas, entre outros. São itens que podem ajudar no preparo de pratos, por isso é interessante tê-los em casa.
Velocidades
O ideal é que a batedeira tenha, no mínimo, três velocidades: alta, média e baixa. Também é interessante que tenha função de pulso, o que amplia a possibilidade de uso do equipamento.
Facilidade de limpeza
Quanto mais simples a limpeza do equipamento, melhor. Essa tarefa será muito mais fácil se a batedeira tiver peças removíveis e laváveis, portanto, dê preferência para esses modelos.
Viu só como é fácil escolher batedeira, inclusive definir entre batedeira planetária ou comum? Continue nos acompanhando para ver mais dicas para seu lar!