Se você presta atenção nos detalhes das moedas que recebe no troco no dia a dia, certamente irá notar se alguma apresenta uma anomalia ou peculiaridade. As moedas de cunho gasto podem ser bastante valiosas para colecionadores.
Muitos, por desconhecimento, ao receber moedas com anomalias, acabam passando essas moedas adiante, por não perceberem que se trata de uma moeda rara. É por isso que é importante ter um olhar atento.
Existem diversos erros que podem ocorrer durante a fabricação de uma moeda, e todos são valorizados por colecionadores – uns mais, outros menos. Mas se você tiver uma moeda com erro, certamente vale a pena conferir seu valor médio!
Entenda agora o que é o erro do cunho gasto, como identificar e veja exemplos de moedas com essa anomalia.
O que é o erro do cunho gasto em moedas?
O erro do “cunho gasto” ou “cunho desgastado” ocorre quando uma moeda é cunhada com alguma parte de sua ilustração desgastada, ou seja, “embaçada”, sem tanta nitidez.
Essa anomalia pode “apagar” letras ou palavras, ou até mesmo desfocar detalhes de sua ilustração, dando a impressão de uma passada de borracha.
A moeda que apresenta cunho gasto é fácil de ser identificada, já que geralmente, é um detalhe nítido, difícil de passar despercebido. Mas é claro que isso vai variar de acordo com a gravidade e o tamanho do erro. Caso o desgaste seja bem pequeno, a chance de não chamar atenção é maior.
Porém, se você já viu ou até mesmo possui uma moeda dessas, é importante conferir se a parte da moeda desgastada ocorreu realmente durante sua fabricação, ou se é um sinal de uso. Ou seja, foi desgastando com sua utilização no decorrer do tempo.
3 Moedas com o erro do cunho gasto
Confira 3 exemplos de moedas que apresentam o erro do cunho gasto:
1- Moeda de 1 real de 2014
A primeira moeda da lista é a de 1 real de 2014. Mas não é a das Olimpíadas! Neste ano, foram fabricados dois tipos de moedas de 1 real: a comum e a comemorativa. A comemorativa foi fabricada em maior quantidade, já que era mais requisitada na época.
Enquanto a moeda comum teve uma tiragem de apenas 11 milhões de unidades produzidas. Ou seja, atualmente é difícil encontrar uma dessas, por sua raridade e escassez.
Achar a moeda comum deste ano já é difícil. Achar uma unidade com erro de cunhagem, então, é ainda mais! Na época, algumas unidades dessa moeda saíram com o erro do cunho gasto, que se repete várias vezes na moeda, o que aumenta ainda mais seu valor.
O erro pode ser observado em seu reverso (lado que apresenta seu valor de face e ano de cunhagem), no seu canto direito, próximo a sua borda.
Ele também se repete no anverso da moeda (lado da frente, ou seja, que apresenta a ilustração), também em seu canto direito, próximo a borda.
2- Moeda de 10 centavos de 2017
A moeda de 10 centavos de 2017 apresenta o erro do cunho gasto de forma ainda mais impressionante! Em seu reverso, toda a sua borda aparece “apagada”, apagando até um pouco do número “1”, e as letras “cen” da palavra “centavos”. A letra “s”, no final, também aparece desgastada.
Em seu anverso, a situação se repete. Grande parte da sua borda está desgastada, inclusive apagando a palavra “BRASIL” no canto superior esquerdo. Impressionante, não é mesmo?
3- Moeda de 10 centavos de 2006
A última da lista é a moeda de 10 centavos de 2006, que apresenta o cunho gasto em seu reverso, no canto direito, apagando as últimas letras “os” da palavra “centavos” e um pouco do número “6” em seu ano de fabricação “2006”.
É um erro difícil de passar despercebido, já que aparece em grande tamanho nessa moeda.