Você sabia que existem hábitos que podem estar te deixando doente? Eles comprometem o organismo e aumentam o risco de desenvolver doenças como o infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC).
Mas quais são os hábitos comuns que podem comprometer sua saúde? A seguir, apresentamos os principais e damos dicas para evitá-los. Confira e adote todas para ter mais saúde!
4 hábitos ruins para sua saúde
-
Tabagismo
O tabagismo é um dos hábitos que mais comprometem sua saúde. Inclusive, um dos que mais matam pessoas em todo o mundo. Isso acontece porque o tabaco e outras toxinas que estão no cigarro elevam bastante a pressão arterial.
Mas não é só isso: também danificam os vasos sanguíneos, aumentam bastante a formação de trombos e diminuem expressivamente a oxigenação de órgãos. Com isso, todo o organismo passa a não funcionar direito.
É por isso que quem fuma tem um risco de sofrer doenças cardiovasculares até quatro vezes maior que quem não é fumante. Além disso, possui um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão e em outros órgãos.
Para evitar todas essas complicações, só há um jeito: abandonar o tabaco. Se tiver dificuldade nesse processo, dá para contar com o suporte de especialistas, como o pneumologista e o psiquiatra.
-
Sedentarismo
O sedentarismo pode aumentar o risco de morte precoce ou por doenças cardíacas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo também eleva o risco de desenvolver câncer e diabetes tipo 2.
A inatividade física, combinada com uma dieta que não é saudável, leva à obesidade e ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Com isso, o fluxo de sangue e oxigenação de órgãos ficam comprometidos, resultando em problemas graves como o infarto e AVC.
Você consegue evitar esses problemas ao sair do sedentarismo. Procure fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana, começando aos poucos, como por meia hora. Depois, aumente esse período de exercício.
Faça atividades físicas que queimam gordura (como as aeróbicas) e treinos de musculação. Eles fortalecem sua musculatura, protegem órgãos e ossos, bem como ajudam a ganhar massa magra, que é importante conforme envelhecemos.
-
Alimentação não saudável
Quando você não se alimenta de forma saudável, está colocando sua saúde em risco. Isso aumenta a chance de ter obesidade, doenças cardiovasculares e de desenvolver diabetes tipo 2.
Mas como ter uma alimentação saudável? Existem algumas medidas que você pode adotar! Uma delas é evitar alimentos ultraprocessados, pois possuem uma alta qualidade de açúcar, sódio e gordura, além de aditivos químicos que são ruins para a saúde.
Dê preferência para alimentos frescos, preferencialmente preparados em casa. Aumente a ingestão de legumes, verduras, frutas, grãos, oleaginosas e carnes magras.
Para reduzir o risco de recorrer a industrializados, planeje suas refeições com antecedência e prepare os pratos para a semana. Assim, garante-se mais praticidade e uma alimentação saudável.
-
Não dormir bem
É comum encontrar quem tenha dificuldade para dormir ou quem não durma bem. Pode parecer um pequeno detalhe, mas quem não descansa prejudica o corpo, principalmente em longo prazo.
Durante o sono, o corpo realiza diversos processos metabólicos que só acontecem quando estamos dormindo. Portanto, se você não dorme direito, esses processos não ocorrem e seu corpo não funciona de forma adequada.
Não dormir bem está associado ao ganho de peso, pois desregula a insulina e hormônios da saciedade, fazendo com que você coma mais. A falta de sono e descanso também prejudica o sistema nervoso.
Combata esses problemas adotando uma rotina de sono, como dormir e acordar no mesmo horário, não usar telas antes de dormir e ter pequenos rituais para relaxamento.
Aproveite para conferir nosso post com dicas para ter uma boa memória e envelhecer com saúde!