Você sabia que o sono é fundamental para a saúde física e mental? Ele é importante porque possibilita a recuperação do corpo, a consolidação da memória e a regulação do humor.
Dormir bem ajuda a manter o sistema imunológico forte, melhora a função cognitiva e pode até reduzir o risco de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Você está com dificuldade para pegar no sono e realmente descansar? Então, você está no lugar certo! Continue a leitura para conferir dicas infalíveis para dormir melhor e adote todas na sua rotina!
5 dicas para melhorar seu sono e dormir melhor
Se você adotar pequenos hábitos em sua rotina, conseguirá ter um melhor sono e dormir de verdade, realmente proporcionando o descanso ideal para seu corpo. Veja quais são esses hábitos:
-
Mantenha uma rotina de sono regular
Tente ter uma rotina de sono, ou seja, ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico e melhora a qualidade do descanso.
Com o passar do tempo, quando chegar num determinado horário seu corpo entenderá que está na hora de dormir e você ficará naturalmente com sono. Além disso, ele também saberá quando acordar. Assim, você passa a levantar quase sempre no mesmo horário, geralmente mais descansado.
-
Crie um ambiente favorável ao sono
Criar um ambiente favorável ao sono também faz toda a diferença. Garanta que seu quarto esteja escuro, silencioso e em uma temperatura confortável.
Para assegurar esses resultados, vale a pena investir em alguns acessórios. Entre eles, destaque para a cortina blackout (bloqueia a luz solar e sons externos no quarto), tampões de ouvido ou máquinas de ruído branco.
Você também pode recorrer a aplicativos de streaming de música, canais de YouTube, entre outros, que toquem sons de natureza, como o de chuva.
-
Evite estimulantes antes de dormir
Se você ingerir ou fizer algo estimulante antes de dormir, certamente terá dificuldade para pegar no sono, comprometendo seu descanso.
Por isso, reduza o consumo de cafeína e nicotina nas horas antes de dormir. Essas substâncias podem interferir na capacidade de adormecer e na qualidade do sono.
Além disso, não faça exercícios antes de dormir. A prática esportiva ajuda a liberar neurotransmissores que são estimulantes. Logo, terá maior dificuldade para relaxar e dormir.
-
Adote uma rotina de relaxamento
Estabeleça um ritual relaxante antes de dormir, como ler um livro, tomar um banho morno ou praticar técnicas de respiração ou meditação. Isso ajuda a preparar o corpo e a mente para o descanso.
Caso não consiga fazer isso todos os dias, o importante é incluir essas ou uma dessas atividades em alguns dias da semana, o que contribuirá para dormir rápido e bem.
-
Limite o uso de dispositivos eletrônicos durante a noite
Pode não parecer, mas dispositivos eletrônicos são grandes vilões. A luz azul emitida por telefones, tablets e computadores pode interferir na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.
Ao utilizar esses equipamentos antes de dormir, pode ser que seu corpo não produza esse hormônio em quantidades ideais. Como resultado, você terá mais dificuldade para dormir.
Logo, tente desligar esses dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir. Além disso, resista à tentação de deixar o celular na mesa de cabeceira, para não recorrer a ele no meio da noite.
Implementando essas dicas, você pode melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, sua energia e saúde!
Leia também: Chá sossega leão: tenha um sono profundo e reparador com esta receita